- Descobrir a posição inicial dos cavalos, utilizando o comando MOSTRE POS;
- Em PROCEDIMENTOS progamar a LARGADA.
2.PASSO: PREPARAR A TELA DA CORRIDA
- Adicionar os cavalos;
- Compor o cenário das pistas.
3.PASSO: PROGRAMAR OS CAVALOS
- Programação geral dos cavalos. O que for programado para o primeiro cavalo, será repetido nos demais. Aqui entra um novo comando, o SORTEIEATÉ , em que o próprio programa sorteia o número de passos a serem percorridos pelos cavalos ( por isso que nunca o cavalo andará o mesmo número de passos);
- Inserir botão de LARGADA (o nome do botão é o mesmo nome que você usou para fazer o procedimento).
4.PASSO: PROGRAMAR COR
- Instrução de cada cor, com um novo comando o ANUNCIE, que cria uma caixa de mensagem e para todos os cavalos pararem após o primeiro cavalo chegar a linha de chegada o PARETUDO;
5.PASSO: TRABALHO FINALIZADO
Adorei este programa que usaram para demonstrar os procedimentos para o Micromundos.
ResponderExcluirMarcia Carnieri Macedo